Ícone do site Blog de Casamento para Noivas | Aceito Sim

Madrinhas e Padrinhos de Casamento: Como Evitar Conflitos?

Madrinhas e Padrinhos de Casamento: Como Evitar Conflitos?

Ter madrinhas e padrinhos de casamento pode ser um sonho… ou um pesadelo!

A verdade é que a gente não tem como prever como será essa experiência. Às vezes, quem a gente menos espera causa uma super dor de cabeça para aceitar nossas opiniões, enquanto aquela amiga do seu noivo (que você nem conhece muito bem, mas aceitou que participasse da cerimônia em respeito a ele), é super prestativa e segue o dress code à risca. 

Precisamos ter muita paciência e jogo de cintura para saber lidar com as situações indesejáveis que aparecem de surpresa durante a organização do casamento, mas como isso nem sempre é possível, pode ser que as coisas saiam um pouco do controle com as madrinhas e padrinhos de casamento. 

Pensando nisso, selecionamos alguns dos casos mais comuns entre madrinhas e padrinhos de casamento com as noivas para você estar preparada na hora de convidá-los, saber como lidar com os problemas que podem surgir e aprender os truques de como driblar possíveis perrengues. Preparada? Confira! 

Madrinhas e padrinhos de casamento no dia da noiva

Madrinhas e padrinhos de casamento no dia da noiva | Foto: Rafael Covre Fotografia

Confusão com o dress code 

Sempre tem aquela madrinha que reclama da cor não ser favorável para a pele dela ou a que acha “brega” as madrinhas usarem o mesmo modelo de vestido na cerimônia. As reclamações são variadas… Pode parecer algo simples de resolver, mas quando a gente já tem dez mil coisas para fazer, ter uma madrinha reclamando porque não acha um vestido legal para usar no grande dia, pode ser motivo para acabar com uma amizade de anos.

Existem algumas alternativas que podem evitar reclamações do tipo, como: 

  1. Comprar um tecido da cor exata que você quer e pedir para a madrinha mandar fazer/alugar o modelo da preferência dela. 
  2. Fazer um manual de madrinhas e padrinhos de casamento com as possibilidades de cartelas de cores para que elas se sintam livres para escolher o tom que mais gostam. Baixe o seu: Manual para madrinhas e padrinhos 

Madrinhas de azul claro | Foto: Rafael Vaz

 

Se você escolheu a alternativa 1 e mesmo assim ouviu reclamações sobre a cor (o que pode acontecer) explique para a madrinha que existem truques da maquiagem que ajudam a favorecer o visual da mulher, independente da cor do tecido. É só saber equilibrar os tons e realçar a beleza dela com batons e sombras que combinem com ela. Assim não tem erro e você evita desgaste!

Sempre digo que ter empatia é fundamental, mas é importante você manter sua vontade independente das reclamações. Lembre-se que a festa é sua e que os detalhes devem ser conforme os seus desejos. Já conheci noivas que mudaram a cor das madrinhas por conta da opinião alheia e depois se arrependeram.

As madrinhas gostam da oportunidade de opinar em alguns detalhes, então se a ideia é padronizar o visual delas, que tal fazer igual a Niina Secrets que permitiu que cada madrinha escolhesse a parte de cima do vestido? A saia e o tecido são os mesmos para todas, mas cada madrinha deu seu toque de personalidade no modelo. Continuou lindo e harmônico, não acha? Todo mundo saiu feliz!

Madrinhas e padrinhos da Niina Secrets | Foto: Somos Fratelli

 

Madrinhas que namoram ou são casadas, mas você não quer o parceiro como padrinho (vice versa)

Sabe aquela amiga que você ama e adoraria tê-la ao seu lado no altar, mas quando se fala da vida amorosa dela, você não tem certeza de que quer o namorado ou marido como padrinho também? É muito comum isso acontecer.

Tudo bem convidar apenas a amiga, afinal de contas, o casamento é seu. MAAAAAS, como nada é perfeito, já soube de histórias de parceiros (namorados, esposas, maridos) que ficaram bravos por não serem convidados também. Então não se assuste se isso acontecer e sempre se coloque no lugar da pessoa!

O ideal é ser sincera com o casal, explicar o quanto a pessoa é importante para você e perguntar se eles se sentem à vontade em participar da festa desta forma. Convide o casal para um jantar ou almoço na sua casa e explique tudo. Você pode até preparar um mimo com uma cartinha especial explicando. 

Madrinhas com tênis e meias divertidas no casamento | Foto: Seiva Fotografia

E se mesmo assim a madrinha ou padrinho não topar entrar com outra pessoa, pelo menos você foi sincera e evitou problemas.  

Não posso mais ser madrinha

Você está organizando todos os detalhes desse dia, fez as lembrancinhas de madrinha personalizadas com o nome de cada uma, agendou o salão para o dia da noiva com elas, e aí vem a bomba: “Não posso mais ser madrinha!”. Eu passei por uma situação parecida, onde o casal se separou e desistiu 1 mês antes!

Não temos como listar os motivos, porque isso pode ser desde a madrinha ter que mudar de país até algo mais complicado, como a namorada do seu primo terminar o relacionamento de anos… A dica aqui é avaliar a situação e ver qual a melhor forma de solucionar o problema de acordo com o ocorrido. 

Sentar para conversar com a madrinha é uma boa alternativa, mas se não tiver jeito, veja se é mais interessante para você colocar outra no lugar ou deixar um casal faltando mesmo. De qualquer forma, não se apegue a detalhes desse tipo. Sua festa será linda, com ou sem esse casal. 

Dia da noiva com madrinhas de casamento | Foto: Scena Produtora

Falta de dinheiro 

Ás vezes isso pode ser um motivo para recusarem o convite logo de cara. E é aqui que você precisa entender e aceitar o “não” sem ficar chateada, afinal, cada um sabe “onde o calo aperta”.

Mesmo que você não peça por presentes, lembre-se que não é só esse gasto que ela terá no dia. Ela tem que encontrar um vestido bonito, fazer cabelo, maquiagem, comprar sapato, acessórios, manicure… Uffa! Não parece, mas são muitos gastos e nem todo mundo está preparado para desembolsar essa grana com seu o casamento. 

Saiba respeitar a decisão da madrinha também!

Madrinhas e padrinhos de casamento com vestido rosa | Foto: Seiva Fotografia

Outros motivos que podem gerar um grande “não” são: baixa autoestima ou simplesmente a pessoa não gosta desse tipo de posição mesmo. Tudo isso pode ser conversado, então evite conflitos, tá? 

A madrinha está grávida! 

Para ser sincera isso nem é um problema, mas pode ser um motivo para a madrinha querer desistir. Se ela ficar confusa sobre participar ou não do grande dia, mostre imagens de madrinhas grávidas que participaram da cerimônia e arrasaram também.

Explique como as fotos ficam mega especiais. Garanto que ela vai não vai desistir, a não ser que o parto seja muito próximo a data!

Madrinha grávida | Foto: Studio Classic

E você? Está passando por alguns desses perrengues com as madrinhas e padrinhos de casamento? Conta pra gente nos comentários! 

Compartilhe com outras noivas para ajudar nesse momento tão importante!

Sair da versão mobile