Ícone do site Blog de Casamento para Noivas | Aceito Sim

Tecidos para vestido de noiva: Guia do vestido de noiva ideal!

Tipos de tecido para vestido de noiva

Tecidos para vestido de noiva: Guia do vestido de noiva ideal!

A gente já ensinou como escolher o vestido de noiva perfeito, os tipos de renda, e ainda citou os modelos mais adequados para cada estilo de casamento. Mas, o que faltou mesmo foi mostrar para vocês o principal item do vestido de noiva: os tecidos para vestido de noiva!

Quem está em busca do vestido perfeito precisa conhecer os materiais que está escolhendo. Precisa saber se o tecido é de qualidade e se o valor que estão cobrando realmente está de acordo com o modelo. Ou seja, se você está procurando o vestido de noiva dos sonhos, você não pode perder esse post!

E mesmo quem está trabalhando junto de um profissional da área precisa conhecer os tipos de tecidos para vestido de noiva, para escolher o tecido com o caimento e a estilos perfeitos para o seu corpo.

Continue lendo para saber tudo sobre os principais tecidos para vestido de noiva!

Quer receber dicas para escolher seu vestido?

Preencha os dados abaixo! 😉

Tipos de fibras para tecidos de vestido de noiva

Antes de escolher qual vestido usar, é preciso entender existem 3 tipos de fibras que compõem os tecidos de vestido de noiva. Fazendo com que cada tecido tenha um valor diferenciado. Portanto, sempre que você for comprar um tecido, verifique qual a fibra utilizada nele.

  • Naturais: As fibras naturais são as encontradas prontas na natureza, como o algodão, linho, lã, sisal e seda. a maioria dos tecidos, como vocês poderão ver a seguir, possuem seda na sua composição. São tecidos confortáveis e macios. Por conta disso, o valor costuma ser bem mais salgado que os outros.
  • Sintéticas: Já as sintéticas são as produzidas por meio de matéria-prima não natural,  como o  Poliéster, poliamida, acrílico, nylon e elastano. Podem ser extremamente desconfortáveis dependendo do modelo.
  • Artificiais: E as artificiais são as fibras feitas pelo homem por meio de materiais encontrados pronto na natureza, como a celulose, que se torna viscose, cupro, tencel/liocel e acetato.

Agora que você já conhece o básico, vamos a parte que nos interessa: os tipos de tecidos para vestido de noiva!

Cetim

Você já deve ter visto o cetim em muitos outros vestidos de festa. Ele é famoso pelo brilho e toque macio, presentes em apenas um lado do tecido. Mas, você sabia que existem vários tipos de cetim disponíveis no mercado? Nem todos são utilizados em vestidos de noiva, a maioria são mais procurados para outras finalidades. Mas nós separamos os 4 tipos de cetim mais procurados pelas noivinhas; confira!

Tipos de tecido para vestido de noiva: Cetim Vestido de noiva feito de Cetim | Foto: Jeff e Gal

  • Cetim Duchese

O cetim Duchese é caracterizado por ser um tecido mais pesado e com brilho intenso. Fica lindo quando sobreposto a uma saia volumosa, ou em vestidos de noiva justos, como os sereias!

Cetim Duchese | Foto: Franco Rossi

Dica: Aproveite para usá-lo em casamentos mais luxuosos, e elegantes. Se você for uma noiva simples, também pode apostar nele, porém, com vestidos sem bordados e de modelagem mais simples.

  • Cetim Charmeuse

O Charmeuse, por outro lado, é um cetim leve e fininho – você já deve tê-lo visto em alguns robes de cetim mais finos por aí. O brilho dele também é bem intenso, mas, por ser mais leve, pode se tornar um detalhe diferenciado em seu vestido de noiva!

Cetim charmesue | Pinterest

Dica: Faça detalhes com ele no seu vestido de noiva, mas tudo sem exagerar! E se você for usá-lo na saia, lembre-se de colocar um tecido mais pesado por baixo, ok? esse tecido marca muito o corpo e pode acabar evidenciando as partes do corpo que você gostaria de esconder.

  • Cetim Boucol

É um cetim bem semelhante ao Duchese, porém, é mais utilizado na alta costura para fazer a base dos vestidos que receberam uma renda ou bordados por cima. Geralmente é utilizado em modelos de corte sereia, ou curtos.

Cetim Bugol | Foto: V Rebel Cinema One

Dica: aposte nele para vestidos mais simples, de caimento reto. principalmente se você for uma noiva minimalista, que está em busca de um vestido de noiva delicado e sem exageros!

  • Cetim de seda

O cetim de seda é molinho e super brilhoso! Muito procurado pelas noivas por ser maleável e possibilitar fazer modelos com gomos e pregas na saia do vestido, proporcionando um visual diferente no vestido. O tecido também tem um caimento único, que fica perfeito nos vestidos de noiva estilo princesa – a maioria deles, inclusive, foi feita com eles.

Cetim | Foto: Susy Asalim

Dica: Converse com sua estilista para saber se o cetim de seda realmente combina com visual do seu casamento e com o seu corpo! Se você for casar na praia, por exemplo, essa com certeza não é a opção correta para você!  

Continue lendo para ver mais tecidos para vestido de noiva e escolha o seu favorito!

Organza

A organza é um tecido fininho e leve, bem parecido com o tule. A diferença entre os dois tecidos é que a organza possui mais brilho e é menos maleável que o tule; geralmente, é usada para fazer saias de vestidos volumosas, como as de babados ou aplicações de flores.

Vestido de noiva organza | Foto: Robson Nunes

Dica: aposte na Organza quando a ideia for colocar um vestido bem volumoso! O legal desse tecido é que ele não segrega os casamentos diurnos do noturnos. Se você vai casar ao ar livre e se apaixonou por ele, você pode apostar em vários detalhes diferentes sim. Fica lindo!

Tule

Assim como o cetim, o tule possui diversos tipos diferentes, caracterizados pelo tamanho e caimento. Alguns deles, como todo tecido, ficam melhores em algumas partes do vestido. Porém, quem decide o que vai usar, ou não, é a noiva. Confira os três principais tipos de tule e escolha o seu.

Tipos de tecido para vestido de noiva: Tule | Foto: Diego Migotto

  • Tule de seda

É o mais conhecido de todos, por ser fininho e bem leve, perfeito para deixar as saias dos vestidos com um caimento diferente e maravilhoso! *é o verdadeiro queridinho das noivas românticas!

Dica: Seja casamento noturno, luxuoso, rústico ou simples, o tule sempre será uma ótima opção para você apostar no visual de noiva! Você pode usar saias volumosas, com várias camadas do tecido, ou mais simples, como somente na barra do sereia. Escolha a opção que mais combina com o seu jeito de ser.

  • Tule francês

Já o tule francês é mais fino de todos. É muito usado no véu da noiva, por ser leve e delicado, a verdadeira representação de elegância!

Tule Francês | Foto: D51

Dica: Visite o post Tipos de véu da noiva para saber mais detalhes sobre tamanhos, bordados e aproveite para escolher o seu!

Musseline

Vestidos simples, geralmente os realizados na praia ou no campo, são os mais indicados para usar o musseline. É um tecidos para vestido de noiva leve, quase transparente, e que possui um caimento ótimo para esses vestidos. Porém, se a noiva estiver em busca de um vestido mais fluído, é preciso procurar por tecidos como o tule e a Organza, pois o musseline dá um caimento impecável no visual.

Mousseline | Foto: Alexandre Rechmann

Zibeline

O Zibeline é um tecido parecido com o cetim, porém, é mais encorpado e de caimento mais armado. É muito usado em casamentos tradicionais e vestidos de festa. Fica um visual super chic e elegante!

Vestido de noiva de Zibeline | Foto: Daniela Picoral

Dica: O que vai determinar se você pode ou não usar o Zibeline no vestido de noiva é o modelo que você escolhe. A nossa dica é que você escolha um modelo que seja mais reto e delicado para o casamento diurno e os estilos princesa para os noturnos, podendo até incluir alguns bordados no modelo!

Gazar de seda

O Gazar possui o mesmo brilho do cetim e zibeline, porém, é mais leve e com caimento. Por conta disso, é muito visto na saia dos vestidos de noiva. É um tecido fino e dá impressão de fluidez e delicadeza no visual de noiva.

Gazar de seda no vestido de noiva | Foto: Di Souza

Dica: Noivas campestres que estão em busca de um tecido incrível, essa é a hora de vocês! Marque o casamento para o entardecer e aproveite o gazar no vestido de noiva, você consegue um efeito lindo e super delicado no seu vestido!

Tafetá

Já o Tafetá possui um brilho mais fosco e diferenciando que os outros tecidos. É muito usado quando a noiva precisa de uma saia volumosa para compor o vestido. Fica lindo, também, quando adicionado bordados na estrutura do vestido.

Tafetá | Foto: Prime Foto Cinema

Dica: se você está em busca de um vestido volumoso, aproveite o tafetá para criar esse efeito incrível! você pode, inclusive, montar um visual princesa com saia pregueada lindo. Converse com sua estilista!

Crepe

Você sonha com um vestido de noiva em saia rodada? com volume e fluidez? Então você precisa utilizar o crepe no seu vestido perfeito! o crepe é um tecido leve e fluído, muito usado nos casamentos ao ar livre. Vale a pena investir nele, acompanhado de uma renda igualmente delicada para o vestido de noiva ser deslumbrante!

Tecidos para vestido de noiva Crepe | Foto:

Renda

De todos os tecidos para vestido de noiva, a renda é com certeza o mais procurado! Ela fica linda em todos os vestidos de noiva. Tanto os princesa, quanto os minimalistas. Vai da noiva escolher o tipo de renda que mais combina com ela. Você pode saber mais sobre renda no post Tipos de Renda para vestido de noiva. Lá, a gente explicou direitinho sobre cada uma delas e ainda citou os melhores tipos de casamento para cada. Confira e escolha a sua favorita!

Renda vestido de noiva | Fotos: Ricardo Cintra; Retrato Atelier Milena Reinert

Dica: É legal escolher um desses tecidos que citamos para você mescla-los com a renda. Fica lindo!

Chiffon

Por último, temos o Chiffon. Um tecido leve, muito usado nos vestidos de noiva para casamento ao ar livre por conta da fluidez. As noivas românticas e campestres amam!

Chiffon | Foto: Pinterest

E então, noivinhas? Qual tecido vocês mais gostaram? Contem para gente! Aproveitem e confiram mais sobre vestidos de noiva para escolher o modelo perfeito! fiquem ligadas, que sempre vamos passar dicas para escolher os tecidos para vestidos de noiva mais bonitos e elegantes!

Sair da versão mobile