Guia do Vestido de Festa: Tudo que Você Precisa Saber para Encontrar o Visual Perfeito!
Quando o assunto é vestido de festa, a lista de opções é IMENSA! Existem variados tipos de mangas, decotes, saias, recortes… E cada um deles influencia no seu visual de uma maneira diferente.
Mesmo que a ideia seja alugar o vestido de festa, é interessante conhecer cada um dos detalhes para saber identifica-los na hora de procurar pelo modelo ideal. É um conhecimento que serve não só para a festa de aniversário, mas para o dia a dia também. É indispensável!
Inclusive, mães, convidadas e parentes da debutante podem aproveitar esse guia para ficar por dentro de tudo no universo da moda; confira:
Tipos de saias para vestido de festa
Saia Godê (Rodada)
É a famosa saia “rodada”, com bastante volume e tecido. Sabe aqueles vestidos de princesa? São todos feitos com a saia godê.
Você pode usar ela tanto curtinha (para a recepção) quanto longa (valsa).
O ideal é equilibrar o volume da saia com um corpete que seja mais liso e com a cintura marcada. É a melhor maneira de afinar a silhueta, já que a saia aumenta o quadril.
Caimento A – Evasê
Quem gosta de volume, mas não curte o vestido princesa, pode apostar nos modelos de caimento em A. Essa saia começa mais justa e, conforme o comprimento, abre até chegar na barra com bastante tecido.
Os modelos de renda são maravilhosos com esse caimento!
Dica: se você é baixinha e quer parecer esguia, essa é a saia perfeita para você. Escolha um vestido que não possui a cintura marcada por um cinto ou recorte. Fica perfeito!
Saia Reta
Geralmente é a opção das debutantes moderninhas, que querem começar a festa – ou até mesmo dançar a valsa – com um modelo fashion e elegante.
Quem gosta, pode usar a saia reta um pouco mais justa ao corpo, porém, não é uma regra. A saia pode ser mais larguinha, sem volume – ou fluída. Você escolhe o que ficar mais à vontade.
Saia Sereia
Um dos meus vestidos favoritos. Nele, a saia é justa até mais ou menos a altura do joelho. Abaixo dessa marca, a saia “abre”. O resultado é um lindo efeito de cauda de sereia.
Atenção: esse modelo costuma ser um pouco mais “sexy”, então cuidado com os detalhes que escolher para ele (como fendas e decotes profundos).
Semi-sereia
A diferença entre a saia sereia e a semi é a altura em que a saia começa a abrir a “cauda”. O modelo semi abre a partir do quadril enquanto o sereia começa no joelho.
Então anote aí: vestidos que abrem mais para cima: semi. No joelho: sereia.
Fácil, né?
Depois diz nos comentários qual é o seu favorito entre os dois!
Saia Mullet
A saia mullet é muito usada para a recepção dos convidados. É um modelo moderno em que a saia é mais curta na frente e longa atrás. O comprimento varia de acordo com o gosto da debutante – assim como o volume da saia.
Posso garantir que é uma das melhores escolhas para a recepção dos convidados.
Saia Pregueada
Como o próprio nome diz, a saia pregueada é composta por pregas demarcadas na cintura, que podem continuar até a barra da saia. A missão dela é proporcionar volume em tecidos mais “pesados”, como o cetim.
Saia Midi
A saia midi é a aquela que chega a altura da panturrilha. Ela pode ser reta, justa, godê, pregueada… O que a define como midi é o seu comprimento.
Atualmente, é a saia que está chamando atenção das fashionistas de plantão. Já reparou?
Saia Peplum
O Peplum é caraterizado por uma saia reta e, por cima, na região da cintura, um babado charmoso. A maioria das saias usadas nesse estilo são curtas, mas você também pode inovar no visual ao escolher uma longa.
Se você é convidada e está em busca de algo diferente, fica a dica!
Sobressaia
A sobressaia é perfeita para quem está em busca do famoso vestido dois em um. Geralmente a saia por baixo é reta e lisa, enquanto a de cima possui um pouco mais de volume e um detalhe diferenciado (ou vice-versa).
É prática, linda e faz toda diferença no look!
Tipos de decotes para vestido de festa
Tomara que caia
É um dos mais conhecidos. Com ele, o vestido não possui mangas, nem alças. Apesar de lindo, é preciso ter um pouquinho mais de cuidado para você não ficar achando que o vestido está caindo toda hora.
Muitas meninas usam esse modelo e saem em várias fotos segurando o vestido. Não é nada legal. Use apenas se sentir à vontade. Fechado?
Ombro a ombro
Esse já é mais para quem quer um modelo delicado e romântico.
É a opção ideal para quem está louca para apostar no tomara que caia, mas não se sente confortável. O ombro a ombro possui a sustentação necessária para você não ficar arrumando o vestido de cinco em cinco minutos.
Decote V
O vestido com decote V é o que combina com todos os tipos de corpo e destaca essa parte do visual da debutante.
O tamanho do decote varia desde o mais profundo, até o mais singelo.
A minha dica é: caso o decote seja muito grande, coloque uma telinha transparente por baixo. Fica mais discreto, sem perder a beleza e elegância.
Decote Coração
Possui o mesmo formato de seu nome: um coração. É o mais romântico de todos.
Decote Ilusão
O ilusão é perfeito para quem gosta de vestido com renda. O modelo possui um forro, geralmente feito no tomara que caia, e por cima dele é colocado um tecido mais fininho e transparente (renda ou tule).
O efeito é delicado e lindo para os vestidos da debutantes.
Gola Alta
Conforme o próprio nome, o vestido com decote gola alta é perfeito para quem deseja alongar a silhueta. Porém, quem tem bastante seio deve ter cautela para utilzá-lo, porque aumenta ainda mais o busto.
Já viu os modelos de gola alta sem mangas? É super fashion!
Um ombro só
Outra opção para quem gosta de inovar na produção.
A manga do vestido pode ser tanto longa quanto curtinha. A ideia é apenas dar um toque diferenciado no modelo.
O que acha?
Não gosto de vestidos, e agora?
Que tal os macacões ou a combinação de calça + cropped top?
São lindos, modernos e você estará impecável para curtir a festa. Além disso, é ideal para usar como o último modelo da noite. Olha só esses modelos que lindos:
Agora me conta, qual desses tipos você pretende usar?