Casamento Industrial: o estilo de decoração mais famoso de 2018
O estilo industrial surgiu entre os anos 50 e 60; época em que as cidades começaram a crescer e, por conta disso, as pessoas buscaram moradia em galpões de fábricas antigas (hoje conhecidos como lofts). Foi por causa dos detalhes expostos como canos, tubulações e paredes sem acabamentos que esse estilo ganhou suas primeiras características no mundo do design e, consequentemente, conquistou um espaço especial no universo das noivas, com o casamento industrial.
Como citei em tendências para casamentos em 2018, essa modalidade está bombando e merece um destaque especial aqui no blog. Se você pretende apostar nesse estilo e ter uma festa “diferente e na moda”, confira tudo que separamos sobre o assunto:
Casamento industrial: o que é?
Pegue o estilo vintage, misture com o rústico e salpique um pouco de modernidade. Misture tudo muito bem e o resultado será o casamento estilo industrial! Tranquilo? Rs…
Vamos simplificar: esse estilo nada mais é do que uma festa de casamento realizada em ambientes rústicos com madeira, concreto e até tijolinhos de parede aparentes. Os detalhes metalizados como dourado, prata, cobre e rosé gold dão o toque industrial que lembram os maquinários das fábricas e deixam a decoração no clima contemporâneo.
É um casamento mais simples e minimalista, uma vez que o interessante é mostrar os detalhes rústicos e naturais do lugar, ao invés de escondê-los com flores e ornamentos sofisticados. Ter uma festa minimalista não significa que o casamento deve ser necessariamente um mini wedding. Como locais industriais costumam ser espaçosos, você pode ter mais convidados e investir na decoração com tudo!
Casamento industrial: onde realizar?
Em qualquer lugar espaçoso com um aspecto rústico como galpões, fazendas e armazéns… O importante é que tenha um clima industrial. Tem noivos que escolhem casas antigas e investem na decoração repleta de detalhes criativos como vigas expostas, texturas, desenhos geométricos, molduras, tubulações elétricas e hidráulicas.
Decoração de casamento estilo industrial
O que usar?
Folhas para decorar a festa
Esqueça os tradicionais arranjos de flores. No casamento industrial o que vale mesmo são as folhagens. Grandes, pequenas, nas paredes, ou até mesmo em pequenos vasinhos. Você pode abusar delas nos detalhes e, caso queira investir nas tradicionais flores, utilizar poucas nos entremeios, mas nada muito chamativo. Prefira cores sóbrias, como o bege ou marsala (do tipo bem escuro).
Uma ideia é você usar suculentas e deixar os convidados levarem como uma lembrança da sua festa. É um charme!
Decoração com folhas | Foto: Além Fotografia e Love Love do Photography
Iluminação de casamento industrial
A iluminação mais rústica é importante para manter o clima da decoração. Por isso, evite os lustres clássicos e luxuosos.
As opções ideais são:
- Luzes de gambiarra: os efeitos nas fotos de casamentos são incríveis! Pendure uma boa quantidade no teto, principalmente de onde ficarão os convidados. (fotos ilustrando?)
- Fairy lights: por serem delicadas, você pode adicioná-las nos arranjos e elaborar uma parede iluminada como um backdrop modernizado.
- Pendentes metálicos: pode ser nos tons prata, cobre ou dourado. O importante é combinar com sua decoração.
- Velas: pense em cantos estratégicos do espaço para romantizar o ambiente. Que tal o lounge e a mesa dos convidados?
Objetos metálicos
O que está mais em alta hoje é o cobre, um tom também conhecido como rosé gold, que transmite a modernidade necessária para sua decoração.
Confira alguns exemplos de decorações aéreas – trend alert! e enfeites de mesa com esses tons:
Bolo:
Outro detalhe que pode ganhar o tom metalizado é o bolo de casamento. Seja cenográfico ou real, o bolo se destaca em meio às folhagens.
Bolo de casamento industrial | Foto: Danilo Siqueira
Mobiliário do casamento
Tudo no casamento industrial precisa estar dentro do contexto da festa, principalmente a mobília. O ideal é que você invista em móveis de madeira ou de ferro.
Paleta de cores
A paleta de cores para casamento industrial deve ser sóbria, com tons de cinza, verde e bege predominante. Para quem quer apostar em alguma cor na decoração, o marsala está liberado!
Dicas gerais:
Procure um fotógrafo que conheça o estilo
O fotógrafo capta a essência do casamento e eterniza o momento, portanto, conheça o tipo de trabalho que ele faz antes de contratá-lo. Um fotógrafo que faz 90% dos casamentos na praia, certamente não terá o olhar que você busca.
Procure por alguém que tenha feito casamentos pelo menos parecidos com o estilo industrial e que saiba aproveitar os melhores detalhes da sua festa para tornar seu álbum único! Na dúvida, procure profissionais pelo estilo rústico-chic.
O convite de casamento é a porta de entrada da sua festa e, por isso, deve “contar uma história”. Aposte em modelos nos tons de cinza e fendi, que estão na moda e impressões metalizadas – pode ser em HMP ou Hot stamping. Aproveite também para fazer outros detalhes, como menus e reservados combinando. Seja criativa ao criar o seu e deixe tudo na mesma vibe.
Convite de casamento industrial | Papel e Estilo
No visual da noiva
Esqueça os vestidos “princesa com detalhes brilhantes”. O casamento industrial é moderno e cheio de personalidade, então o ideal é inserir isso no seu look. Que tal apostar nos vestidos mais fluidos, de caimento reto ou sereia com fendas e rendas?
Inclusive, você pode apostar em outra tendência e usar um buquê desconstruído, com folhagens e flores exóticas.
Visual da noiva casamento industrial | Fotos: Grace Loves Lace
Aposte no penteado natural: ondas leves e soltas. Caso queira preso, nada de usar quilos de laquê.
Guirlandas são muito bem-vindas!
Tanto para as noivas quanto para as madrinhas, as guirlandas de folhas enaltecem o visual da noiva industrial.
Quer um casamento mais sofisticado? Aposte no estilo industrial chic!
Essa festa é um pouco mais sofisticada. Você pode investir em mais detalhes como arranjos bem elaborados e até lustres rústicos, que dão um charme a mais no casamento. Confira os exemplos:
O que acha do casamento industrial? Você faria ou acha modismo?
Aproveite e veja o Casamento industrial chic e iluminado da Carol e Flávio!