Fotografia Documental: Conheça o Estilo de Fotografia que Conta Histórias de Amor
Organizar um casamento é um momento único para o casal. Dedicamos grande parte de nosso tempo para garantir que cada detalhe seja especial. E, acredite, é nessa fase que as melhores lembranças acontecem, como a emoção de provar seu vestido de noiva pela primeira vez, o brilho no olhar de quem te acompanha (muitas vezes carregado de lágrimas de felicidade) e até a entrega de convites para entes queridos, como avós e madrinhas… Momentos que guardamos no coração com muito carinho e dificilmente temos alguém para registrar.
É por isso que a Luiz Mazinho Fotografia criou o estilo que eles chamam de Fotografia Documental. “A proposta é documentar tudo que houver significado para o casal, entregando um trabalho completo, realmente único e com essência, que supere não só as expectativas dos casais”, explica Thais Macedo, fotógrafa e sócia da Luiz Mazinho Fotografia.
A fotografia documental é realizada de forma espontânea, para capturar os momentos da forma que acontecem, sem interferência alguma dos fotógrafos. Afinal, os sorrisos, gargalhadas, arrepios, choros de emoção, e até os pequenos gestos de carinho são o que realmente transmitem emoção nas fotos; a fotografia fica muito mais leve e natural, elas contam histórias por meio dos detalhes.
Outro exemplo de como a fotografia documental pode ser usada é durante o ensaio pré-wedding. “Buscamos entender o estilo de vida deles, como é a personalidade de cada um, como são juntos e o que mais gostam de fazer. Isso inclui também como se conheceram e que lugares costumam frequentar, viajar, para aí sim montarmos um roteiro (como de um filme mesmo) com sugestões do que podemos fazer para trazer uma fotografia que eles se reconheçam nas fotos”, explica Thaís.
Para você ter uma ideia do que estamos falando, veja o exemplo do casal Caroline e Leandro. O casal queria retratar um pouquinho do cotidiano deles com fotos sensuais, porém discretas. São o tipo de casal alegre, apaixonado e que gosta de atitude! O resultado foi u m ensaio sensual na medida certa, realizado na casa deles, com a presença de seus pets e muito amor! (Depois acesse o post para conferir as fotos na íntegra!).
Saber a história do casal e entender suas preferências também é importante para evidenciar isso durante as fotos do grande dia. Sabe aquele detalhe que torna seu casamento tão especial? Então, a fotografia documental pode destacar isso no álbum de forma natural e com muito sentimento. “São tantas histórias que só podemos contar quando nos aprofundamos. E tudo isso vai agregando para o dia do casamento em si, onde nos conectamos de fato com o casal e conseguimos trazer na fotografia a história e essência deles”, conta Luiz Mazinho.
Um exemplo real que temos é do casal Mel e Javier, que usaram alianças da família. Além disso, como o noivo era espanhol e a noiva brasileira, a cerimônia teve essa mistura de tradições ao longo de toda noite, como o ritual das arras, que é uma tradição onde os noivos trocam treze moedas entre si.
Visto tudo isso, é interessante ressaltar que a fotografia documental destaca as características dos noivos em cada detalhe, fazendo com que o seu dia seja único e cheio de elementos significativos. Nenhuma festa será igual, não importa o quanto o estilo do casamento ou a decoração seja parecida.
Além disso, a ideia da fotografia documental se adequa a todos os estilos de casamento. Clássico, moderno, ao ar livre… Todos podem investir no estilo para registrar os diferentes passos do casamento com muita alegria. Afinal, a fotografia documental é uma forma de contar sua história por meio de imagens repletas de sentimentos!
O que achou do estilo de fotografia documental? Faria para seu grande dia?
Conheça mais o trabalho da Luiz Mazinho Fotografia para se encantar pelos cliques!