As principais dúvidas das noivas por Nilson Versatti e Beta Martinez
Durante uma semana, eu e o fotógrafo Nilson Versatti, perguntamos nas redes sociais o que as noivas gostariam de saber do universo wedding: principalmente sobre foto e vídeo. Tiveram perguntas bem interessantes e tentamos resumir aqui algumas delas!
Dica: Caso tenha outras dúvidas, é só deixar nos comentários que eu respondo!
1 – Por onde eu começo a organizar o meu casamento?
Beta: Tudo começa na lista de convidados, porque é através dela que você irá definir o local da cerimônia e festa. Também é com base na quantidade de pessoas que muitos orçamentos são feitos, como gastronomia e bebida. Com um “rascunho” de lista (porque ela muda ao longo da organização), recomendo contratar a assessoria; ela ajudará a definir os locais e planejar o orçamento.
2 – Qual foi o seu casamento mais desafiador
Nilson: Todo casamento tem seus desafios, mas na minha opinião os que são mais “difíceis” são de celebridades pois tem muita mídia envolvida e acaba vindo fotógrafos de todas as revistas e portais. Isso dificulta tirar fotos com foco e também espontâneas, como foi o caso do casamento do Lucão e da Bia. Mas todos eles são maravilhosos!
3- Vejo muitos fornecedores e com preços completamente diferentes, como escolho o ideal para mim, sem fugir do orçamento?
Beta: Mais uma vez reforço que a assessoria é fundamental nesse processo. Existem fornecedores por “perfil de casamento” e por isso os valores podem ser discrepantes. Uma decoração num local de 100m² certamente será diferente de um local de 300m². O ideal é definir o estilo do casamento (praia, campo, mini, clássico) e buscar por fornecedores que estejam nesse perfil.
4- Foto e Vídeo, precisam ser contratados juntos?
Nilson: É super interessante a noiva contratar foto e vídeo juntos, aqui no estúdio procuramos nos especializar em ambos. Por quê? Porque a cena no corredor, por exemplo, um precisa estar em harmonia com o outro, se eu estou trabalhando com alguém que eu não conheço um certamente irá atrapalhar o outro. Quando eu estou com o meu time, estamos nos falando o tempo todo no rádio e nos avisamos sobre cada cena: “vou fazer uma panorâmica”e todo mundo se esconde.
Nos meus 20 anos de TV Cultura eu busquei trazer para cá, de uma maneira profissional, um pessoal de vídeo que fosse muito capaz e é por isso que hoje somos referência em SP, por conta dessa expertise de televisão. Já a fotografia, é um paixão mesmo!
5 – Assessoria de casamento: vale a pena?
Beta: Na minha opinião não se casa sem assessoria, mesmo que seja um mini wedding com 50 pessoas, pois o trabalho é o mesmo!
Não é uma questão de “valer a pena”, já que é um fornecedor necessário desde o início do planejamento.
6 – O que está em alta para casamento?
Nilson: O Pre Wedding tanto no Brasil como fora dele, é super lindo, principalmente quando se cria um filme bonito contando a história do casal. Além de ser um recurso para passar no dia da festa.
Outra novidade é o Same Day Edit, que é um vídeo feito no mesmo dia, ou seja, gravamos o making off dos noivos, a cerimônia na igreja, a entrada no salão e rodamos esse vídeo para todos os convidados no momento do jantar. Esse tipo de edição, tem que ser feita com muito profissionalismo, porque de nada vale passar esse video as 04 da manhã quando vários convidados já foram embora.
7 – Fiquei noiva agora, o que preciso fechar primeiro?
Beta: Eu poderia dizer primeiro “espaço/buffet ou igreja e espaço”, por uma questão de datas e valores, mas volto a dizer: a assessoria. Já vi muitos noivos errarem feio na escolha do espaço e não os julgo por isso, já que é um momento muito especial.
8 – Qual sua dica de ouro no momento da escolha do fotógrafo?
Nilson: Não existe uma dica e sim um grupo de dicas, hoje a noiva tem como tirar informação do profissional seja no instagram, facebook, google, então já começa por aí. Além disso, tem indicação de profissionais parceiros: blogs, outros fornecedores do mercado, assessoria e claro das próprias noivas.
Então minha dica é: tire informação de quem você está contratando, tem muita gente vendendo uma coisa e entregando outra, ou mesmo nem entregando. É um lugar que não tem espaço para aventureiros, porque é perigoso para um momento tão especial e de alto investimento jogar na mão de alguém que você nem sabe se dali 2 anos ainda existirá!
Bom, essas foram as perguntas mais frequentes nas redes sociais, mas se mesmo assim ficou com mais alguma dúvida, comente aqui!
Beijos,