Casamento duplo: como organizar uma cerimônia a quatro mãos?
Casamentos são caros, isso é fato. Além do mais, são estressantes, temos que decidir mil coisas ao mesmo tempo, trabalhar, pagar as contas, correr atrás dos prazos… E uma alternativa que as noivas encontraram para facilitar todos esses problemas é o casamento duplo, em que duas irmãs (irmãos), primas ou melhores amigas, casam no mesmo dia e lugar.
Não podemos negar que as festas duplas são emocionantes, afinal, dois casais estão realizando um sonho! Porém, é uma decisão que precisa ser seriamente avaliada, considerando todos as vantagens e desvantagens de dividir esse dia especial com outro casal.
Gostos parecidos = festa perfeita
Não adianta pensar “ela é minha melhor amiga, vamos casar juntas!” e começar os planejamentos. Você só terá dor de cabeça por não saber direito o que o outro casal deseja para esse dia.
O casamento é um momento importante, que muitos casais discutem até mesmo antes de noivar. Por isso, é importante conversar sobre o que cada um dos noivos deseja para este dia. Caso perceba que você sonha com uma cerimônia clássica, enquanto a outra noiva quer uma decoração boho, esqueça o casamento duplo. Não tem como entrar num consenso quando duas festas tão distintas estão em pauta.
Invista no casamento duplo somente quando os gostos são similares e ambos tenham os mesmos objetivos. Só assim para não se frustrar com o resultado da festa e nem abrir mão de seus sonhos.
Já pensou você estar louca para fazer aquela cerimônia na igreja, mas o outro casal não segue a mesma religião que você e prefere casar no campo? Além da briga, alguém provavelmente terá que ceder, e não ficará nada feliz com o resultado. Evite estresse desnecessário.
Casamento duplo entre irmãs | Foto: 18 Elementos
Fazendo a lista de convidados
A lista de convidados é um problema para qualquer casal. É um momento tão feliz para os noivos que dá vontade de convidar a cidade inteira para celebrar o momento. Infelizmente, não podemos fazer isso e precisamos delimitar a quantidade de convidados para não extrapolar.
Lembre-se: mesmo que tenham mais pessoas para dividir a conta, a quantidade maior de convidados acaba deixando o valor da festa mais alto. Tenha sabedoria para fazer essa lista.
Fica mais fácil quando um dos noivos é da mesma família, pois uma grande parte dos convidados é a mesma. Façam a lista juntos para verificar quem da família será convidado ou não, e some com os convidados dos outros noivos.
Quando são todos de famílias diferentes, é preciso estabelecer uma quantidade exata para cada casal. Por exemplo:
Festa para 300 pessoas – 150 convidados para cada casal, com a possibilidade de adicionar 10% como margem para os “faltosos de plantão”.
Assim fica justo para todo mundo, não acha?
Planejando a festa: a escolha dos fornecedores
Façam uma planilha com o budget, contendo a metade que cada um tem disponível para gastar (é bom colocar a mesma quantidade para que ninguém saia no prejuízo).
Vocês podem dividir as tarefas, como: “enquanto eu cuido da decoração, você procura o buffet”. Porém, todos os fornecedores devem estar dentro do valor que vocês possuem. Não adianta contratar um buffet gourmetizado, com o valor acima do que a outra noiva pode arcar, só porque você gostou. Isso só vai prejudicar as outras coisas da festa.
O ideal é sempre fazer pequenas reuniões para apresentar as ideias, falar sobre os fornecedores que conheceram e gostaram, e chegarem a um acordo juntos.
Anote aí: a comunicação é a melhor forma de fazer o casamento duplo dar certo.
Casamento Duplo | foto: 18 elementos
Cuidado com a quantidade de padrinhos!
Não lotem o altar! Além de sair desproporcional nas fotos, a cerimônia parece que será interminável! É cansativo para os convidados.
Escolha uma quantidade para cada casal. Exemplo: 5 de cada lado. Ao invés de convidar os padrinhos do lado da noiva e do noivo, vocês escolhem pessoas importantes para ambos.
Vocês podem diferenciá-las pela cor do vestido, mas nada que seja muito contrastante, como as de um lado de amarelo e do outro azul. Não fica legal! Escolha dentro da paleta (um lado azul claro, outro azul escuro) ou cores que combinem entre si (marsala e nude).
Outra opção é não definir cor para as madrinhas, sempre funciona bastante.
Ah, também vale escolher uma cor para todas, sem diferenciar!
Casamento duplo entre irmãs | Foto: 18 Elementos
Não perca sua individualidade
A festa já será em conjunto, portanto, garanta que você tenha um álbum recheado de fotos só suas e do seu noivo, ao invés de um cheio de fotos duplas.
O álbum DEVE ser separado. E para garantir ter fotos exclusivas, contrate um fotógrafo para cada casal. Faça ensaios em locais diferentes da festa, tendo um momento só entre você e o seu noivo, enquanto o outro casal tem o momento deles, em outro lugar.
Outra forma de fazer isso é escolhendo vestido de noiva diferentes. Deixe para que cada uma de vocês escolha seu modelo. Não precisa escolher parecido. Afinal, seu visual é a parte mais importante do dia!
Além disso, separe a lua de mel. Não precisa ir para o mesmo lugar, aproveite o SEU momento!
Casamento duplo de irmãs | Foto: Sinhá flor fotografia
Bolo de casamento duplo
Que tal escolher dois bolos no mesmo estilo, mas com detalhes que representem cada casal?
Cada um escolhe um topo e um formato de bolo diferente, assim cada um usa o seu bolo para tirar foto. O que acha?
Tem tanta opção de bolo lindo, que será fácil cada uma escolher o seu. Já viu nossos parceiros do guia? sempre arrasam!
Esteja preparada para dividir as atenções
Serão duas noivas para falar sobre, então as atenções não serão completamente voltadas a você. Esteja preparada para isso.
Por outro lado, é ótimo poder compartilhar esse momento com uma pessoa que você ama. Então ignore os sentimentos ruins e aproveite a festa o máximo que puder!
Casamento duplo de irmãs | Foto: Sinhá flor fotografia
Casamento duplo convite
O texto para convite de casamento duplo pode ser separado, cada casal faz seu convite e entrega para seus convidados. Ou junto: as mesmas informações em apenas 1 convite. Tome cuidado com a quantidade de informações do convite para não ficar muito “poluído”. Neste caso, não tem como fazer fontes e brasões diferentes, tem que ser tudo padronizado!
Convite para casamento duplo | Papel e Estilo
E a lista de casamento?
Faça em lojas diferentes para evitar confusão. Se fizer tudo junto, os convidados com certeza não saberão discernir o que vai para uma ou para outra. Então cada casal escolhe uma loja e especifica no convite onde está a lista de cada um. Assim facilita bastante!
Se for um casamento duplo entre amigas, coloque a lista de presentes em mini cards e anote o nome do casal nela. Entregue o mini card para os seus convidados, e a outra noiva entrega para o mini card da lista dela para os convidados da lista dela – sem misturar as coisas.
Roteiro da cerimônia (básico)
Se você ainda está confusa para entender como fará na hora da cerimônia, então tenha uma base por meio desse roteiro que criei. Fiz bem simples para que vocês tenham uma ideia de como começar a organizar a cerimônia.
Fique à vontade para alterar as ordens de acordo com o seu casamento duplo de amigas, irmãs (irmãos) ou até casamento duplo mãe e filha.
Casamento duplo entrada das noivas | Foto: 18 elementos
Antes de tudo: escolha um lado do altar para cada casal. Os padrinhos, demoiselles, pajens e pais dos noivos devem ficar do lado correspondentes ao seu casal na hora da entrada.
– Entrada dos pais dos noivos.
– Entrada dos noivos: cada um se posiciona de um lado do altar.
– Padrinhos e demoiselles: intercale a entrada dos padrinhos por casal (um da 1ª noiva, outro da 2ª, e por aí vai). Eles deverão ir para o lado correspondente ao de seu casal.
No caso de entradas separadas…
– Damas e pajens da 1ª noiva: floristas ou crianças com padrinhos.
– Entrada da 1ª noiva.
– Damas e pajens da 2ª noiva.
– Entrada da 2ª noiva.
– Troca das alianças e votos do 1º casal.
– Troca das alianças e votos do 2º casal.
– Beijo dos noivos.
– Cumprimentos.
– Saída do 1º casal.
– Saída do 2º casal.
Dica: no caso de irmãs, vocês podem entrar juntas com o pai (mãe) e fazer uma entrada única.
E na hora do buquê, como faz?
Vocês têm duas opções para jogar o buquê durante a festa de casamento duplo.
A primeira é: jogar juntas. Já pensou a confusão e correria de ter dois buquês para pegar ao mesmo tempo? Deve ser incrível!
A segunda é: Jogar em diferentes momentos da festa, mas sem fazer diferença entre as convidadas. Do tipo: “só pode tentar pegar o buquê quem for minha convidada”. As próprias convidadas sabem que precisam pegar o buquê da noiva que a convidou, então não precisa avisar. Deixe que todas participem do momento.
Casamento duplo: jogando o buquê | Foto: 18 Elementos
Casamento duplo vantagens e desvantagens
Gostou do estilo de casamento duplo? Ainda está em dúvida? Então faça uma listinha citando as vantagens e as desvantagens. Pode se inspirar nessa aqui:
Vantagens
Economia: com mais gente para dividir as despesas, dá para fazer uma festança com qualidade e com preço que cabe no seu bolso.
Ajuda na organização: você não precisará correr atrás de tudo sozinha, pode dividir as tarefas com a outra noiva e se encontrar toda semana para mostrar o que cada uma fez para chegar a uma decisão.
Momento único e inesquecível: será maravilhoso compartilhar esse momento único na vida ao lado de pessoas que você ama!
Desvantagens
Alguém tem que ceder: é claro que vocês entrarão num consenso, porém, nem tudo sairá do jeitinho que você sempre quis. Sempre vai ficar alguma coisa do jeito que ela não queria, ou que você terá de abrir mão para não causar confusão.
Divisão da atenção: a festa não será apenas sua, mas do outro casal também. Duas estrelas brilharão juntas, ao mesmo tempo. Por isso, se você é do tipo que prefere se destacar, evite o casamento duplo.
O que achou do casamento duplo? Faria com alguma amiga ou irmão?
Ola… Gostaria de saber como é possível fazer a saída qdo as duas noivas querem sparkles? Sai os padrinhos da primeira e a noiva e seguinte os padrinhos da segunda e a outra noiva ou saem todos os padrinhos e os dois casais de noivos juntos..
Oi, Alexandra! Vocês escolhem. Eu indico fazer uma de cada vez, para que cada uma de vocês tenham essa foto separada. É mais especial! Depois vocês fazem as fotos juntos, se quiserem.
Uma dúvida, quanto a lista de convidados os padrinhos são inclusos?