Tipos de renda para vestidos de noiva | Guia de tecidos completo!
Você sabia que existem dezenas de tipos de renda para vestidos de noivas ao redor do mundo? E que cada uma delas possui uma característica diferente, que faz toda diferença no seu vestido de noiva? Pois é. É verdade! a renda é o material mais requisitado pelas noivinhas, pois consegue deixar qualquer vestido – desde os mais clássicos, até os mais românticos – com uma essência diferenciada e incrível!
Essa febre pela renda acontece desde o século XIX, quando a rainha Vitória casou de vestido branco, cheio de rendas feito à mão, desencadeando uma onda de noivinhas querendo investir no mesmo estilo de vestido. Inclusive, foi por conta dela que hoje a mulher veste branco para o casamento.
É pensando nisso que criamos esse miniguia para as noivinhas que desejam um vestido de noiva rendado deslumbrante, mas não conhecem muito sobre o assunto e precisam escolher o material perfeito!
Confira os principais tipos e escolha o seu para ter o visual de noiva incrível! Confira!
Renda Francesa
São rendas delicadas, e as mais cobiçadas entre todos os tipos de renda, podendo ter variações de estruturas e estilos. Dentre elas temos: renda Soutache, Chantilly, Guipure e Alençon.
-
Renda Soutache
É uma renda mais pesada, pois os desenhos são em alto relevo feitos com fio de soutache em cima de uma renda fina e delicada. É interessante apostar nela para o caso de vestidos com menos caimento e tecidos no forro mais estruturados.
Renda Soutache | Foto: Rodrigo Cintra
Aposte: Vestidos de noiva mais justos e de estruturados. Se você quer deixar as mangas ou costas do vestido sem forro, é a opção ideal para você deixar um detalhe sofisticado.
Evite: Se o seu desejo é um vestido de noiva mais leve, passe longe da renda Soutache, pois ela tem uma característica pesada, muito presente em casamentos clássicos.
Dica: Você pode apostar pedir para sua estilista fazer aplicações da renda soutache no seu vestido de noiva, fica lindo! Inclusive, no post de vestidos de noiva bordados, a estilista Carol Hungria contou para gente que sempre faz misturas de rendas em suas criações, Confira!
-
Renda Chantilly
É a queridinha entre todas pelas noivinhas – e a mais cara também. Feita de poliéster, a renda chantilly é fina levinha, tendo como característica uma padronagem de flores, galhos e faixas num fundo de rede plana. Fica perfeita em vestidos fluídos e delicados, ou vestidos com transparências.
Renda Chantilly | Vestido: Lucas Anderi
Aposte: Vai casar ao ar livre e quer um vestido de renda? Então uma opção maravilhosa é a renda Chantilly. Inclusive, ela fica bem em todos os estilos de vestidos, principalmente os românticos!
Evite: Caso você queira um visual mais sexy. A renda chantilly é perfeita para transmitir a doçura e inocência, por isso, talvez seja melhor investir em rendas mais “pesadas” e estruturadas para visuais mais sexys.
-
Renda Guipure
É uma renda bem mais encorpada e trabalhada do que as outras, assim como o soutache, porém, o fundo da renda é vazio. É a opção de renda ideal para as noivas apostarem em aplicações, ou vestidos de maior caimento. Geralmente, quem ama apostar nessa renda são as noivas que casam com vestidos curtos, pois é possível fazê-lo todinho nesse material.
Renda Guipure | Fotos: Simone Meireles
Aposte: A mesma coisa que o soutache, aposte em vestidos de caimento mais reto, sem muito volume, e sem esperar que seja mais fluído. Se a ideia é casar na praia, por exemplo, você pode apostar no Guipure para deixar a saia vazada e com um detalhe rústico chic diferente dos demais.
Evite: Vestidos fluídos. O Guipure é super pesado e não cria o efeito leve que muitas noivas desejam para o casamento.
-
Renda Alençon
Já a renda Alençon é uma mistura de fios finos e delicados com os mais grossos e estruturados, criando desenhos florais bem detalhados no vestido de noiva feito sob uma tela fininha. É um detalhe maravilhoso que também pode receber paetês e pedras bordadas.
Renda Alençon | Foto: Estudio Rondon
Aposte: Por ser uma renda meio a meio, você pode apostar em qualquer estilo de vestido. Porém, quanto mais sofisticado o casamento, você pode apostar em mais bordados, e quanto mais simples, use sem mesmo.
Evite: Usar no vestido todo. Use em detalhes como só no busto do vestido, ou na barra da saia. Fica lindo, delicado e sofisticado.
Renda Richelieu
O Richelieu é uma renda mais durinha, feio por máquinas e manualmente por bordadeiras. Por ser mais “rústico”, é muito usada para fazer aplicações em vestidos de noiva, pois dá um destaque diferente em detalhes.
Renda rechelieu | Foto: Aloha Fotografia
Aposte: Misture o Richelieu com outra renda, ou outro tecido para criar um visual diferente e inovador. Fica lindo! – Porém, lembre-se de combinar os estilos da renda para não ter um visual muito bagunçado.
Evite: Fazer mistuas absurdas, com pedras, rendas ainda mais grossas, como o soutache, ou guipure.
Renda Italiana
A renda italiana é praticamente igual à francesa, porém, é mais em conta – mas não deixa de ser uma renda nobre. A diferença entre as duas é que a francesa é mais macia e delicada que a italiana.
Renda Italiana | Foto: Rodrigo Zapico
Aposte: Vestidos completamente rendados, pode ser mais volumoso, ou na cauda do vestido sereia, fica lindo!
Renda Renascença
É a renda com carinha brasileira, muito comum no nordeste do país. Os desenhos são geralmente mais geométricos e possuem uma aparência fosca parecida com o Guipure, pois os desenhos são bem definidos e dispensam os bordados. A estilista Martha Medeiros, por exemplo, é especialista em vestidos com esse material.
Renda Renascença | Foto: Daniel Siqueira Fotografia
Aposte: aposta na renascença se o seu casamento for mais leve, como os praianos ou campestres, com uma carinha Boho. A renascença não combina com o estilo de casamento tradicional.
Evite: Casamentos tradicionais, ou tentar bordar a renda renascença, pois você tirará todo o charme especial do tecido.
Renda Point D’esprit ou Ponto suíço
É um pouco mais difícil encontrar noivinhas que apostam na renda de ponto suíço, algumas estão começando a usar agora na mantilha.
Renda Ponto Suíço | Foto: Pinterest
Aposte: na mantilha, fica lindo e delicado
Evite: usar no vestido todo. Colocar um detalhe está liberado, mas no vestido de noiva inteiro não fica um visual legal.
Renda Bordada
As noivinhas luxuosas AMAM a renda bordada. Isso porque todo vestido de noiva feito dela tem um visual único com as misturas de pedras como canutilhos, miçangas, pérolas e strass. Você pode pegar qualquer uma dessas rendas e borda-las para deixar seu vestido ainda mais luxuoso e com a sua cara!
Vestido de noiva bordado | Foto: Raphael Ranosi
Aposte: a renda Alençon fica linda bordada!
Evite: Abusar demais no bordado em casamentos mais simples. Sempre avalie o estilo do seu casamento antes de bordar o vestido.
Gostou de saber mais sobre os tipos de renda? Já escolheu a sua perfeita? Então conta para gente!
Quer saber mais sobre outro tipo de tecido? Então deixe a sua sugestão nos comentários, que a gente conta tudo para você! ❤
Como eu poderia usar o vestido com renda bordado (ultimo modelo do post) em chácara durante o dia, considerando um casamento muito simples e sutil. Eu curto muito transparência decote.
Oi, Priscila! Tudo bem?
Acho que você pode optar por um modelo mais sequinho, nada de muito princesa bufante, sabe? Que tal um vestido sereia? ou um busto bordado e uma saia de tecido leve, bem esvoaçante? A minha única dica é: evite exagerar demais na produção, como o casamento é simples, o ideal é seguir este estilo.
A transparência é ótima para decotes nas costas, ou na manga, para mostrar os detalhes da renda!
Bom é isso! se tiver mais alguma dúvida, é só me procurar.
Beijos!