Quantos convites de casamento comprar?
Saber ao certo quantos convites de casamento comprar é um tanto complicado no início, afinal se faltar um convite na hora da entrega tudo se complica. Foi por isso que decidimos preparar este post com informações cruciais sobre a quantidade de convites ideal para o seu casamento.
Continue lendo para conferir nossas dicas!
A importância de comprar convites a mais
Antes de começar a calcular a quantos convites de casamento comprar, é importante que você entenda a importância de contratar alguns convites a mais. É extremamente recomendável adquirir aqueles 20% a mais em convites, pois sempre acontecem imprevistos. Quer ver?
O primeiro imprevisto que acontece com a maioria dos noivos é esquecer um convidado importantíssimo. Os noivos estão sujeitos esquecer um integrante importante para convidar e é sempre bom estar preparado para convidados a mais.
Outro motivo para comprar convites a mais é se caso vocês contratarem a caligrafia de convites. Para quem não sabe, o calígrafo é responsável por escrever manualmente o nome dos convidados no envelope dos convites. Por ser um trabalho artístico e totalmente manual, existe sim o perigo de perder alguns envelopes durante o processo.
A maior dica é: Estejam sempre preparados para imprevistos, pois se eles acontecerem vocês poderão resolver facilmente! É sempre melhor sobrar do que faltar, acredite.
Quantidade de convites vs. Quantidade de Convidados
Você provavelmente está na fase de finalizar a lista de convidados, e é natural surgir aquela dúvida clássica de quantos convites de casamento comprar. Para simplificar esta decisão entenda como geralmente é considerada a quantidade de convites em relação aos tipos de convidados:
- No caso de convidar uma família que more na mesma casa, você precisará de apenas um convite. Isso se aplica inclusive aos filhos mais velhos que ainda morem na casa dos pais. Um convite é o suficiente.
- Os casais de namorados que, apesar de não morarem juntos, podem sim receber apenas um convite. Nesse caso, não se esqueça de adicionar o nome do casal no envelope.
- Já os convidados solteiros que moram sozinhos podem receber um convite apenas. É importante se lembrar de inserir a observação “Fulano e acompanhante”.
Então quantos convites comprar?
O primeiro passo para definir a quantidade de convites do seu casamento é criando uma lista de convidados, nem que seja “quase definitiva”. A ideia é chegar em um número aproximado total de convidados, para então aplicar um cálculo simples.
Pense que com o total de convidados você ainda deve considerar uma porcentagem a mais para se sentir seguro – uma boa estimativa seria considerar adquirir pelo menos 20% a mais em convites.
Como calcular a quantidade de convites?
A Papel e Estilo possui uma estimativa muito simples, que funciona para todos os estilos de casamentos. Vamos lá! É recomendável dividir o número total de convidados pela metade e adicionar 20% de margem de segurança. Pronto! Fácil, não é? Agora veja um exemplo bem simples em que o casamento terá o total estimado de 200 convidados:
200 / 2 = 100
100 + 20% = 120 convites
Dica de ouro: 3 passos simples para definir a quantidade perfeita:
Agora que você entendeu como funciona a definição da quantidade de convites para casamento, veja abaixo uma listinha bem simples de como definir a quantidade de convites sem errar!
- Defina uma lista de convidados “quase definitiva”
- Divida a quantidade de convidados em dois
- Adicione até 20% a mais no valor final, para possuir uma margem de segurança
E pronto! Você conseguiu chegar naquele total ideal de convites de casamento, e ainda está contando com uma boa margem de segurança para combater imprevistos.
Devo contratar também os convites individuais?
Para quem não conhece, os convites individuais são aqueles cards bem pequenos (6x4cm) que acompanham o convite de casamento formal. O objetivo desses convitinhos individuais é delimitar a quantidade de convidados, pois como foi dito acima o convite formal serve para as famílias.
A quantidade de convites individuais deve seguir o total de convidados + 20% de margem de segurança. Veja um exemplo bem simples logo abaixo:
Casamento com 200 convidados:
200 + 20% = 240 convites individuais
Dessa forma você consegue ter uma “folguinha” caso surjam aqueles convidados a mais, e poderá fazer a divisão desses convites individuais por convite formal um pouco antes da entrega.
Quando entregar os convites de casamento?
Para finalizar nosso combo de dicas é importante falar sobre os prazos que os convites de casamento envolvem. Fizemos um post bem completo sobre quando entregar os convites de casamento, além de algumas dicas extras de quando contratar sua empresa de convites e como entregar os seus convites de casamento. Não deixe de conferir, ok! Fizemos com muito carinho.
E aí, noivinhos? O que acharam das nossas dicas? Caso tenham ficado dúvidas, deixe aqui nos comentários para que a gente possa te ajudar! Um abraço! ♥