Celebrante de casamento: tudo que você precisa saber!
Já percebeu que certas cerimônias são muito mais emocionantes do que outras? Não apenas pela sua proximidade com o casal, mas por conta do que é dito pelo celebrante de casamento.
O celebrante é quem conduz a cerimônia, emociona e potencializa o amor. Ele traz à tona cada momento especial dos noivos com objetivo de celebrar o casal… afinal, o dia é todo deles!
Mas você sabe quais características precisam se destacar no celebrante de casamento? Além disso, qual o tipo de celebrante mais adequado para sua festa?
Confira detalhe por detalhe para começar a busca pela pessoa que concretizará seu sonho:
Escolha o tipo de celebrante.
O celebrante é necessário apenas para festas realizadas fora da igreja. No campo, salão, galpões… se você está programando casar na igreja, pode ficar tranquila que não precisa do serviço.
Existem vários tipos de celebrante e você precisa encontrar um que combine com o estilo de cerimônia que deseja ter.
Acredite, não é apenas convidar um cerimonialista famoso, que tudo será do jeito que imaginou. Conheça um pouco sobre o estilo de festa que ele faz e só depois decida se é o que você quer ou não para o seu dia.
Casamento íntimo e charmoso Marina e Gabriel | Foto: Gabriela Quinália
Veja os tipos mais comuns:
Juiz de paz.
É um magistrado habilitado para realizar casamento de efeito civil. Ou seja, no dia de marcar a data do casamento, você pode solicitar o casamento em diligência, no qual o juiz vai até o local da cerimônia oficializar o enlace.
Esse tipo de cerimônia é básico, segue o estilo tradicional. Ocorrem as entradas, o(a) cerimonialista diz palavras bonitas, trocam as alianças e pronto. Acabou.
Então, caso queiram algo mais personalizado e diferente, escolham outro celebrante. Avise no cartório que é vocês contrataram alguém e que a cerimônia será comandada por ele.
Cerimônia de casamento | Foto: Thibault Barre
Celebrante Religioso.
Algumas igrejas permitem que padres, pastores, rabinos, ou algum outro líder que represente a igreja, realizem a cerimônia em outros lugares.
Neste caso, a cerimônia seguirá a ordem padrão de sua religião. Então esqueça outros tipos de rituais, será completamente religiosa.
É interessante lembrar também que, quando vocês entrarem em contato com o representante, é preciso perguntar o que pode ou não fazer durante a cerimônia e a festa de casamento. Algumas religiões não permitem que toquem outros tipos de música (a não ser sacras) durante a cerimônia. Então evite qualquer confusão que possa acontecer no dia, e respeite o representante.
Cerimônia de casamento religiosa | Foto: Luiza Marques
Celebrante de casamento ecumênico.
Existem vários casos de noivos que são de religiões diferentes, mas que gostariam de celebrar a união citando suas devoções. Os celebrantes ecumênicos realizam uma cerimônia religiosa, mas sem especificar qual.
É uma cerimônia personalizada, os noivos podem adicionar rituais ao longo dela, contar um pouco mais da história do casal, planejar surpresas e tornar o momento ainda mais emocionante!
Celebrante de casamento Drielly e Ricardo | Foto: Eduardo Perazzoli
Celebrante de casamento agnóstico.
O celebrante agnóstico não possui relação alguma com religiões. Sua missão é falar sobre amor!
Assim como o ecumênico, o casal realiza diversas reuniões com ele para falar sobre sua história, desejos para a vida a dois, e ainda adicionar simbolismos ao longo da cerimônia. É bem personalizado e segue o estilo que os noivos desejarem.
Celebrante de casamento agnóstico | Believe Assessoria
Posso convidar alguém especial para fazer a celebração?
Com certeza.
Já recebi diversos casamentos que foram celebrados pelos irmãos dos noivos, melhores amigos, primos. Não tem problema fazer desta forma, fica uma cerimônia bem intima e especial por ser feita por alguém que conhece vocês tão bem!
Porém, não pode ser alguém tímido e que fique nervoso de participar deste momento, sem saber o que dizer. Então pense bem antes de convidar para não “perder” o encanto da cerimônia.
Atenção! a celebração não substitui o casamento civil. Se você quer oficializar o casamento no papel, procure um cartório para realizar o procedimento correto.
A cerimônia de Adrielle e Vitor foi celebrada por seus irmãos! | Foto: L’amourgraphy
O perfil ideal do celebrante de casamento.
Quando conversar com suas opções de celebrante, procure pelas seguintes características:
- Carisma: não adianta apenas não ter vergonha de falar em público. Tem que ser alguém que cative as pessoas e prenda a atenção delas por meio das palavras. Alguém que conquiste rápido todo mundo.
- Dicção: todos devem ouvir palavra por palavra dita por ele. E não apenas quem estiver perto, os mais longes também. Afinal, falar bem é o básico de todo celebrante.
- Sem enrolação: apesar de ser um momento especial, o celebrante não pode ficar enrolando por muito tempo. Fica cansativo demais. Escolha alguém que seja capriche na oratória, mas seja objetivo.
- Amigo: o celebrante irá conduzir sua cerimônia, portanto, é essencial que você se sinta à vontade com ele. Alguém que transmita segurança para conversar e contar sobre a relação de vocês.
Celebrante de casamento | Reverendo Lucas
Dica: assista a vídeos de festas e procure saber a opinião dos convidados sobre como foi a cerimônia, é uma ótima forma de averiguar o trabalho do celebrante.
Celebrante de casamento, o que falar?
A cerimônia é diferente para cada casal. Enquanto uns amam se declarar na frente das pessoas, com rituais, votos, e diferentes declarações de amor, outros preferem algo mais simples e menos revelador.
Por isso, a melhor forma do celebrante criar o roteiro da sua cerimônia é conversando com vocês, entendendo o estilo de cerimônia que querem seguir… E, a partir disso, começar o texto que marcará o início de suas vidas.
Celebrante de casamento | Foto: Danilo Siqueira
Não existe um padrão do que falar.
Dress code do celebrante.
Caso tenha algum casamento temático, ou All White, por exemplo, avise ao celebrante para que ele vá vestido adequadamente para fazer a cerimônia.
Fique tranquila que todo celebrante sabe como se vestir para qualquer casamento. Ninguém vai aparecer de calça jeans e camiseta, eu garanto!
Celebrante de casamento | Foto: Milena Reinert
Celebrante de casamento: preço.
O preço varia de acordo com quem está contratando. Alguns cobram mais pelo atendimento personalizado, para realizar várias reuniões, enquanto outros fazem algo mais simples por um preço menor.
Seja qual for o tipo, tenha certeza de que você se sente confortável com o celebrante. Não escolha apenas pelo preço. Lembre-se que ele será a pessoa que dará início a sua vida a dois. Tudo que ele falar (ou deixar de falar) será importante.
Celebrante de casamento | Destination Wedding Chile
Quer conhecer alguns dos celebrantes que confio para essa missão? acesse no guia: Celebrantes de casamento!
Lindíssima festa. Parabens aos fornecedores. Ficou show!
Que bom que gostou!