Mantilha de Noiva: O Guia Completo!
Foi-se o tempo que apenas as clássicas usavam mantilha de noiva. Hoje, o acessório de origem hispânica é um dos mais queridos por todas: campestres, praianas e até as moderninhas.
Por quê?
A mantilha de noiva é um acessório extremamente delicado, é o toque sutil de sofisticação que toda noiva merece ter no visual. Além disso, a mantilha é perfeita para criar um visual harmônico com um vestido mais simples e elegante. Quem se lembra da Marina Ruy Barbosa de noiva? Foi exatamente isso que ela fez ao usar uma longa mantilha!
Outro exemplo é esse vestido da Nova Noiva, que ficou lindo com a mantilha de noiva; olha que efeito incrível!
Mantilha ou véu? Qual a diferença entre os dois?
Muita gente se pergunta qual a diferença entre a mantilha e o véu, mas a resposta é bem simples. O véu é composto apenas de um tule bem fino, que proporciona leveza e fluidez à noiva. Já a mantilha possui rendas e bordados nas bordas (geralmente combinando com o vestido). Às vezes, ela é feita totalmente de renda, outras, possui apenas bordados delicados como pérolas imitando a renda point d’spirit… Isso varia muito de acordo com o gosto da noiva.
Apesar de não ser um item obrigatório no look da noiva, o véu é um dos elementos mais tradicionais no visual das mulheres para o grande dia!
Diferença entre Véu e Mantilha de noiva | Via: Júnior Mendes
Anotou?
Véu: feito só de tule. Ele acompanha todo o corpo e pode ter até 5 metros de comprimento!
Mantilha: possui bordado e rendas. Por ser mais ‘pesado’ exige bastante expertise do profissional que irá prendê-lo. É um item bem marcante!
Origem e significado da Mantilha
A mantilha surgiu na Espanha. Com bordados feitos à mão, era usada para cobrir o rosto da noiva para protegê-la dos olhares invejosos e maus espíritos. Também estava relacionada a pureza feminina e a juventude.
Mantilha de noiva | Foto: Braulio Delai
Como usar a mantilha de noiva?
No início, as noivas tinham que usar a mantilha cobrindo todo o rosto e tirar apenas quando estivessem no altar. Porém, conforme o tempo passou, surgiram diferentes formas de aproveitá-la, como:
Adornando o rosto
A mantilha é presa no topo da cabeça da noiva e cai suavemente emoldurando seu rosto. Por ter a renda nas bordas, a noiva fica em destaque.
Mantilha de noiva | Foto: Anna Quast e Ricky Arruda fotografia
Preso no penteado
Não existe um penteado certo para utilizar a mantilha. Sua escolha pode ser baseada no estilo do vestido tranquilamente… Tanto preso, quanto solto.
Mantilha de noiva | Foto: Rejane Wolff
Está em dúvida para escolher o penteado para noiva? Acesse o post e veja mais de 100 inspirações!
Caso escolha fazer um penteado preso – ou semi preso – a mantilha pode ser colocada por cima por baixo do cabelo. Veja algumas fotos de noivas com mantilha para se inspirar:
Mantilha de noiva | Foto: Diego Migotto
Mantilha de noiva | Foto: Danilo Siqueira
Mantilha de noiva Marina Ruy Barbosa | Foto: Cissa Noyama
Mantilha de noiva: Onde Comprar?
Qualquer loja de vestidos de noiva oferece a opção do véu ou mantilha. E isso é maravilhoso, pois você pode escolher a renda mais parecida com a do seu vestido (ou até mesmo usar a mesma). Se fizer um modelo exclusivo, melhor ainda! Você pode criar os ornamentos da forma que preferir.
Mantilha de noiva casamento clássico | Foto: Celso Junior
Eu tenho algumas sugestões de estilistas e empresas que vendem vestidos de noiva no guia de fornecedores, dá uma olhada!
Dicas úteis para quem deseja usar a mantilha
Gostou das inspirações e quer usá-la no grande dia? Então veja as principais dicas para usar e arrasar no casamento:
Crie um equilíbrio!
Essa dica vale para tudo no dress code: nunca exagere demais na produção. Se o vestido for todo bordado, com rendas e bastante volume, evite usar a mantilha. Prefira o véu de tule para equilibrar o visual. Caso o vestido seja mais simples, a mantilha está liberada.
Mantilha de noiva casamento clássico | Foto: Nathan Carvalho
Evite coroas espalhafatosas
Vamos falar de acessórios: não tem um adereço ideal para usar com a mantilha. Qualquer um pode ficar lindo, porém, as coroas altas e muito brilhosas não são recomendadas. A preferência são as tiaras de princesas, que são mais baixas e delicadas.
Outra opção é utilizar a mantilha na cerimônia e para a festa, adicionar um acessório que você goste.
Mantilha sempre mais longa que a cauda do vestido
Caso seu vestido tenha uma loooonga cauda, a mantilha deverá ser ainda maior do que ela para se destacar. O único tamanho menor que você pode usar sem ser o longo é “o ponta de dedo” – aquele véu que bate direitinho na ponta do seu dedo indicador, sabe?
Véu da noiva mantilha | Foto: Paulo de Lima
Escolha o tamanho de acordo com a sua altura!
O véu longo alonga a silhueta da noiva e a mesma coisa acontece com a mantilha. Por isso, caso você seja baixinha, evite as mantilhas curtas (elas te encurtam).
Mantilha de noiva para casamento no campo | Foto: Rejane Wolff
Dica de ouro: no último teste de penteado leve a mantilha escolhida e assegure-se que o penteado e o acessório escolhido irão segurá-la.
Já vi casos (vi mesmo, ninguém me contou), que a mantilha caiu na cerimônia, pois não estava bem presa. Locais com mato ou tapetes rústicos, também merecem atenção para que nem a mantilha e nem o véu enganche.
Quer ver mais sobre o véu da noiva? Veja tudo sobre o assunto no Post Tipos de véu da noiva e encontre o seu favorito!
Você já decidiu qual usar no grande dia?